Viajar para um país de língua totalmente desconhecida e com o alfabeto diferente como na Rússia, foi uma aventura nova para o nosso currículo de viajante. Na Rússia utiliza-se o alfabeto cirílico, e apesar da semelhança com o nosso alfabeto Romano/Latino é super difícil de compreender. A língua soa literalmente "Russo", muito complicada para o ouvido, difícil de encontrar semelhanças com a nossa língua ou outra língua ocidental, ficávamos com a sensação de analfabetos. Nesta aventura de língua e alfabeto diferentes uma das partes mais divertidas foi a comunicação nos momentos das refeições.
Geralmente tentamos conhecer as especialidades culinárias locais, pedir pratos que utilizam ingredientes e temperos típico, e na Rússia foi uma aventura descobrir e adequar ao nosso paladar. Apesar das dificuldades, comemos muito bem e neste post mostraremos alguns dos pratos que gostamos na terra dos Czares.
Strogonoff com batatas palhas e purê |
Prato típico da culinária russa, e mundialmente conhecido, o Strogonoff (строганов) estava presente no cardápio de muito restaurantes que visitamos. A receita do século XIX surgiu na cozinha do Conde Pavel Stroganov, homenageado com seu nome. A receita do Strogonoff é semelhante a preparada aqui no Brasil, feito de carne picada, bouef e não filet, servida com molho rose de tomates e mostarda, com creme de leite ou nata. Encontramos diferença nos acompanhamentos servidos junto ao Strogonoff , eles variavam e nenhuma vez veio acompanhado de arroz. Nas três vezes que pedimos acompanhavam pepinos em conserva, em duas o acompanhamento principal era purê de batatas e na outra trigo sarraceno. O trigo sarraceno fica um grão muito semelhante ao arroz quebrado, com um sabor mais marcante. Somente um dos pratos acompanhou batata palha.
Strogonoff com Trigo Sarraceno |
Strogonoff com bolinhas de Purê |
Outra receita comum aqui no Brasil, e presente em muitos menus russos eram as Saladas Russas, a nossa maionese de batata. Num país frio o risco de pegar uma Salmonela é baixo, então comemos algumas vezes a Salada Russa sem peso na consciência.
Entrada super tradicional uma sopa e salada de maionese |
São servidas muitas sopas como entrada, uma excelente opção para esquentar o corpo. A culinária russa possui muitas receitas de sopas típicas, com uma rica variedade de sopas e cremes, receitas que misturavam legumes, carnes e cereais como lentilhas. A Borsch (Борщ) é a sopa tradicional de beterrabas e a Solyanka (Солянка) com repolho e carne, são duas das mais tradicionais, provamos e aprovamos. Os cremes também eram deliciosos, e ficamos fãs dos creme de cogumelos ( mushrooms).
Borsch, sopa de beterrabas |
Solyanka, sopa de repolho e carne |
O Pelmeni (пельмени) é uma massa recheada semelhante a um ravioli, muito comum na Rússia. Encontrada facilmente para vender congelado nos supermercados. Seu recheio são geralmente de carne, frango ou caças. Experimentei um com recheio de coelhos, e acompanhava um molho branco, semelhante a uma coalhada. Descobri a existência do Pelmeni no blog da Marcie o Abrindo o Bico , valeu para provar algo diferente.
Pelmeni de Coelho e molho branco |
Um prato super gostoso e polivalente da culinária russa são os Blini (блины), são massas de trigo fininhas muito semelhantes a um crepe/panqueca. Os recheios são dos mais variados, geralmente com legumes e carnes misturados. O repolho é um legume muito presente nas receitas do recheio do Blini. Nas opções de Blini doces os recheios eram frutas, geleias e até sorvete.
Blini tradicional de carne e repolho |
Blini de carne e molho de tomates enrolado no repolho |
Blini de Berries e Sorbet de Morango |
Prato comum em alguns buffet pelo Brasil, provamos também o Frango à Kiev, receita de frango à milanesa com recheio de queijo. Não era peito de frango enrolado, era um pedaço de coxa com osso, estava delicioso.
Frango à Kiev |
Uma experiência legal da viagem no McDonald's, saber o que é um Big Mac, mas não conseguir pedir é uma experiência rara.
Vídeo com as filas gigante para ir no McDonald's na década de 90 em Moscou.
Outras redes de fastfood como Burger King, Subway também são encontradas com facilidade pelas ruas de Moscou.
Brahma Russa, última à direita |
Nas bebidas, bebemos muitas cervejas locais e belgas. Normalmente os vinhos eram importados e com valores não muito interessantes.
Uma curiosidade foi provar uma Brahma fabricada na fábrica da AMBEV na própria Rússia.
Corona da Sibéria |
Na Rússia não podíamos deixar de tomar um Shot de Vodka. здоровье!!!
Sugestões de lugares para encontrar estas delícias:
Site: www.terrassa.ru
Nunca imaginei que a "salada russa" fosse russa mesmo :-) Adorei o strogonoff com trigo sarraceno, que delícia. Aliás, adorei ver todas as comidas russas que vocês provaram! Bjs
ResponderExcluirFoi muito legal e deliciosa esta parte culinária na viagem, pois estávamos com dúvdas.
ExcluirValeu Lu!!!
Acho que engordei alguns kg só de ler este post!! Sem contar a vontade que fiquri de voltar correndo pra Rússia...!
ResponderExcluirHeheh valeu Marcie!!!
ExcluirTudo parece delicioso!!!
ResponderExcluirBoa semana pra vcs
Muito bom mesmo :)
ExcluirObrigadão Oscar!!!!
Ai que delicia, e que saudade... Sabe que eu também fui atras do pelmeni devido ao post da Marcie.
ResponderExcluirOi Flora a Marcie é embaixadora do Pelmeni no Brasil.
ExcluirSabe que quase não comi strogonoff?! E lendo seu post, fiquei com vontade de voltar lá para provar todos os tipos! Na realidade, o que eu mais comi lá foi batata e salmão. E pelo visto a Marcie pode se tornar a embaixatriz do pelmeni! Pois foi através dela que eu cheguei até o Café Singer e experimentei. Humm.. Deu água na boca! E saudades!
ResponderExcluirÓtimo post, tô ansiosa pelos próximos! Vai ser muito bacana ver a Rússia no inverno!
OBS: Com essa mania de ler tudo no G Reader, acabo deixando ou demorando para comentar! #fail
Oi Tata,
ExcluirSuper diferente, estava vendo suas fotos e vejo as minhas são outros lugares.
também comemos Salmão, e estavam deliciosos.
O Strogonoff eram bons, pena mesmo.
No Cafe Singer comemos Blini, outro lugar excelente e com um visual lindo!!!
Que post bacana, Gustavo! Queria ter lido um assim antes de ter ido pra Moscou, quem sabe eu teria arriscado mais. ;)
ResponderExcluirUm abraco!
Que d+ muito legal a maneira como descrevem ... Muito bom!
ResponderExcluirEstou indo p la conferir essas delicias.. Ja anotei aqui as dicas, brigadao!
Bom dia, gostei muito de tudo, as fotos mt boas, boa explicaçao!
ResponderExcluirmuita sorte e luz pra voces.
muito bom, boas fotos, saude e sorte !
ResponderExcluir