Sempre que se comenta sobre o Trem Transiberiano vem a lembrança de algo inseguro, de um destino proibido uma viagem para doidos e mochileiros. Sim uma viagem aos cafundó é sempre uma loucura, mas a Ferrovia Transiberiana é uma das artérias deste gigante país chamado Rússia. Os trens são ocupados diariamente por pessoas normais e que estão viajando a trabalho ou para visitar suas famílias e com suas famílias. As ferrovias são um meio de transporte muito populares na Rússia devido sua pontualidade e extrema segurança.

Não embarcamos em nenhum dos trens onde ao lado de nossa cabine não estivesse uma família com crianças. Quase todos os dias acordávamos com crianças brincando pelo corredores e nos olhando com cara de extra terrestres. Mais de uma vez elas até jogavam futebol pelos corredores, lembrando crianças Brasileiras.


Nas cabine dos trens com 4 camas normalmente encontramos famílias com três ou quatro filhos, além dos pais. Julho é o mês de férias na Rússia, muitos estavam cruzando o país para visitar parentes e não arriscam a vida em voar com as companhias Russas. Presenciamos também algumas mães viajando com uma avó e a criança, sem a companhia de homens.

No vagão restaurantes sempre havia alguma criança com videogame portátil e o pai bebendo algumas cervejas e conversando.


Em todas as estações que paramos as crianças eram as primeiras a descer e as últimas a embarcarem, ficavam correndo e gastando energia, além de comprarem picolés e outras guloseimas.
Como escrevi num dos primeiros post a Transiberiana é um mundo dentro da Rússia (leia aqui), e o povo russo a vive como parte de seu dia dia, a utilizam muito por facilidade e conforto. Notei em muitos um extremo orgulho desta obra que corta da Europa até a Ásia, que foi muito necessária no período Soviético para manter a unidade e segurança nacional.
Coincidentemente o Felipe do Blog Felipe, o pequeno viajante comemorou seu aniversário de 2 anos nos trilhos da Transiberiana, confere o Blog deles também:
adorei o post, Gustavo!
ResponderExcluirObrigado Claudia !!!
ExcluirNossa, que blog legal, dá até vergonha do meu hahahaha =D
ResponderExcluiroi Dry
ExcluirMuito obrigado pelo elogio.
Boa sorte ao Viajando com a Dry!!!
Parabens Gustavo, pelo Blog, Fotos, espero um dia tbm realizar a Transiberiana.
ResponderExcluirMuito obrigado Mucio, espero um dia também ler seus relatos sobre esta viagem fantástica.
ExcluirAbraço
@GusBelli
Ótimo blog, parabéns!!!Li toda a parte da transiberiana. Como jogadora de war adorei todas as referências. Por que as companhias aéreas russas tem má fama?? Atualmente ainda é assim???
ResponderExcluirSaudações, Heloise.
Oi Heloise
ExcluirO grande perigo não são as companhias Russas, mas aeronaves da antiga URSS que voam por algumas antigas repúblicas soviéticas.
As grandes companhias Russas AeroFlot e S7 voam para os principais países da EUropa e Ocidente, estando dentro da IATA.
@GusBelli