segunda-feira, 14 de julho de 2014

Rússia 2018: minhas dicas

A Rússia é o próximo destino do mundo do Futebol, em breve a ressaca da Copa no Brasil passará e todas as equipes iniciarão a disputas por uma vaga na Copa do Mundo Fifa de 2018, que será em território dos Czares ou a poderosa Ex-URSS.
Eu tive a oportunidade de visitar a Rússia duas vezes e conhecer um pouco deste vasto país. Numa das oportunidades atravessei os 7 fusos horários do país com o Trem Transiberiano. Apesar de ter atravessado o país de Oeste para Leste, visitei somente três das oito cidades sedes da Copa de 2018 passei por: Moscou, São Petersburgo e Ecaterimburgo. As outras 5 cidades sedes serão Kazan, Sochi, Kaliningrado, Nínji Novgorod, Rostov Don, Samara e Sarank.

Todas cidades sedes como podem ver no mapa estão na Rússia Européia, as regiões ou repúblicas orientais da Rússia não participarão do Mundial. O limite oriental das sedes será Ecaterimburgo a cidade que esta próxima ao Montes Urais, a fronteira geográfica entre a Europa e a Ásia. 
Catedral do Sangue em Ecaterimburgo
O que posso dizer aos que se preparam para assistir ao mundial na Rússia e que realmente se preparem, é um destino fascinante e encantador, um povo de lindas mulheres e cidades que misturam um beleza com um lado enigmático do período soviético. Um dificuldade será a comunicação com os russos, podíamos ter uma série de defeitos sediando uma Copa no Brasil, mas a comunicação em Português é algo fácil comparado ao Russo e o alfabeto Cirílico. Nos principais pontos e locais de destino aos turistas na Rússia hoje já estão preparados com letreiros em Inglês, mas saindo deste pontos a maioria está escrito em cirílico somente. Além disto, o Russo não é um povo receptivo é um povo mais fechado, lembro que ficaram isolados do mundo por mais de 50 anos, mas isto é algo do passado, e vem sendo modificado nos últimos anos, que provavelmente até 2018 sofrerá muitas transformações.
Museu Hermitage em São Petersburgo

AeroExpress no Aeroporto de Domodedovo
Na questão transporte os russos estarão e já estão muito melhores servidos do que o Brasil, Moscou é uma cidade com 3 grandes aeroportos, sendo que dois Internacionais de grande porte. Todos os aeroportos de Moscou possuem ligação com o centro da cidade através de trens, o AeroExpress. Quando estive em 2012 em Ecaterimburgo o seu aeroporto já estava em reforma para o Mundial, então acredito que as transformações serão gerais, mas suas instalações eram razoáveis.
Estação Moscovita de Metro
O Metro de Moscou e São Petersburgo são famosos pela beleza das estações e o alcance, acredito que nas outras cidades se não possuir Metro, estarão servidas por Trens de superfície que são bem comuns por toda a Rússia. 
Trem de superfície em Ecaterimburgo
A companhia Russa de trem está prometendo modernizações, aumentando a cobertura do trem rápido Sapsan, que liga Moscou a São Petersburgo para outras cidades também. Tenho um post explicando como usar estes serviços de trem entre Moscou e São Petersburgo, que indico a leitura: www.viajarepensar.blogspot.com.br/trem-entre-moscou-e-sao-petersburgo.html
Estação de Trem em São Petersburgo
As principais redes Hoteleiras do mundo já estão na Rússia, mas a promessa é de mais investimentos. Os hotéis na Rússia geralmente não são baratos, existe uma promessa do comitê local da Copa controlar o abuso de preço durante o evento, para não se repetir o que aconteceu aqui no Brasil. Tive a experiência de me hospedar em antigos edifícios comunistas a grandes redes de hotéis, a sugestão e pesquisar e tentar sempre um hotel bem bem localizado ou próximo a uma grande estação de metro.

Igreja de São Basílio Moscou
A culinária Russa é muito boa, e sem grandes esquisitices, se come muito arroz, pães e batatas. Sopas são o forte da culinária russa, mas a copa é no verão. Não deixe de provar o Strogonoff, o mais famoso prato russo. Tenho também um post com as minhas sugestões na culinária Russa: www.viajarepensar.blogspot.com.br/strogonoff-e-outras-delicias-na-russia.html

Aos fãs das cervejas, a Piva como deve ser pedida lá são boas e de fácil paladar, vendem muitas do tipo Pilsen. As vodkas dispensam comentários.

Está se preparando para encarar a Copa na Rússia? Leia também:

Relatos sobre Ecaterimburgo: 

Quando visitar Moscou?

Minhas dicas para turistar por São Petersburgo:

4 comentários:

  1. OLÁ,amigo já deixei uma pergunta a vc, sobre o clima em abril em Moscou pois vou em 14 de abril de 2017 na pastagem anterior eu errei o ano desculpe.
    Eu não gosto de frio :) .
    Mas tudo bem , sei que vai ser um passeio maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denize
      Infelizmente não consigo prever, mas a chance de ainda estar um pouco frio.
      @GusBelli

      Excluir
  2. Olá Gustavo, quero passar uns dias lá e com sorte ver pelo menos um jogo da Copa, pretendo ir para San Petersburgo antes e depois para Moscou, minha duvida é se economicamente falando é mais negocio ir de avião ou trem para Moscou (casal) qual a sua dica? Grato, Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paolo

      Tentaria entrar por uma e sair por outra, assim evitaria ter que retornar. Qunato a ordem, realmente a que você conseguir os melhores preços de passagens.
      @GusBelli

      Excluir