A viagem entre as duas megalópolis Pequim e Xangai pode ser realizado de algumas maneiras, as mais comuns são: embarcado numa das mais movimentadas pontes aéreas do mundo ou com um dos mais modernos sistemas de ferroviário de alta velocidade do mundo.
Sou daqueles que sempre busco novas experiências em minhas viagens, e a opção aérea estava descartada, Airbus ou Boeings são iguais no mundo inteiro, além de algumas outra desvantagens como: possibilidade de atrasos, tempo de espera, distância dos aeroportos, por exemplo em Xangai o aeroporto a mais de uma hora do centro. Escolhemos o trem pela possibilidade de viajar a mais de 300 Km/h hora sobre trilhos, as duas estações estão bem localizadas, e com criança o espaço e a possibilidade de distrações são maiores.
Pesquisei em alguns sites e blogs que a opção de carro é interessante para conhecer o interior do país, os relatos são que para percorrer os 1300 Km levasse entre 12-15 horas, mas não a vejo como econômica, mas sim com objetivo de conhecer o país, além disto dirigir no trânsito Chinês tem suas particularidades.
Os trem de Pequim para Xangai saem da moderna estação Beijing South e chegam na Shanghai Hongqiao. Nossas passagens foram adquiridas previamente pelo Guilherme, meu irmão, pelo site www.ctrip.com . As opções existentes de trens são praticamente de hora em hora, e a duração é de aproximadamente 4 horas e 45 minutos, depende da quantidade de paradas. Viajamos de segunda classe e pagamos RMB 555,00, aproximadamente 90 dólares por pessoa, a opção de primeira classe estava em RMB 935,00.

Escolhemos o trem G17 com partida às 15h e chegada programada às 19:57h. Viajamos no domingo 28 de dezembro para passar o Reveillon em Xangai, como tínhamos tempo aproveitamos a manhã para visitar o Zoo de Pequim, a casa dos Pandas na cidade. Próximo ao meio dia seguímos para almoçar na própria estação. A estação é muito ampla e bem sinalizada, fácil se locomover e localizar a entrada dos portões de embarque. Na estação existem várias lanchonetes ocidentais e locais, além de muitas lojas de souvenires e bugigangas. Almoçamos no Pizza Hut, o pessoal estava meio cansado dos temperos chineses. Uma dica e cuidado, para realizar as refeições sentados os restaurantes disponibilizam mesas no segundo piso, no piso térreo somente lanches ou comidas para levar, para subir os restaurantes não possuem elevadores, e foi necessário subir um grande lance de escadas carregando as malas.
Às 14:30 pegamos nossas coisas e fomos para o portão de embarque, e como estávamos com o Antônio entramos por uma porta lateral preferencial. As filas na China geralmente não são algo muito respeitado e organizado, porém na estação tudo ocorria de maneira organizada e tranquila, motivada principalmente pela disposição e amplitude da estrutura moderna da estação. As plataformas onde entramos no trem ficam no subsolo da estação, o trem possui muitos vagões, então tente ficar na sinalização do vagão que será fácil embarcar.


Dei uma volta pelo trem e fui conhecer a primeira classe, são poltronas super confortáveis, com 3 poltronas por fileira, mas sem contatos entre elas, sem o risco de alguém sobre seu ombro. Não sei se compensa o investimento, mas se estiver viajando sozinho e não desejar o contato com estranhos é uma opção.

A viagem foi muito tranquila e como prometido após 4 horas e 57 minutos de viagem, percorremos os 1318 Km, dando um média aproximada de velocidade de 265 Km/h. A estação Shanghai Hongqiao também e muito moderna, mas como estávamos carregados, cansados e com o Antônio, esqueci de fazer algumas imagens, mas registrei o momento do nosso desembarque, que ocorreu no horário previsto.
A experiência de viajar neste meio de transporte fantástico é incrível e dá raiva de não termos nada nem semelhante ou sendo construído no Brasil.
Leia sobre a região de Guilin, uma das regiões de muitas belezas na China:
Obrigado. Excelentes informações e fotos bastante esclarecedoras.
ResponderExcluirObrigado e boa viagem!!
Excluir@GusBelli
Muito legal o seu blog !Em março iremos para a China e queremos pegar o trem de Pequim para Shangai. Você acha que podemos deixar para comprar nossos tickets ao Chegar em Pequim?!
ResponderExcluirMinha opinião, compre um pouco antes, melhores tarifas e horários.
ResponderExcluir@GusBelli
Bom dia Gustavo, viu muitos Brasileiros em Pequim, Xangai?
ResponderExcluirRaros brasileiros, quase nenhum.
Excluir@GusBelli
Boa noite Gustavo. Ótimo post. Uma pergunta: irei com minha esposa pra China agora em março e iremos pegar esse trem. As poltronas são marcadas ou é de quem chegar primeiro? Há risco de fazer essa viagem em pé, por falta de vagas? Muito obrigado
ResponderExcluirNão tem passageiro em pé neste tipo de trens, é extremamente organizado.
ExcluirViajamos com lugar marcado.
É uma experiência fantástica.
@GusBelli
Valeu Gustavo! Adorei a dica! Muito obrigado! só mais uma pergunta: comprar pelo travelchinaguide ou ctrip é confiável? Te seguirei no insta! Abraços!
ExcluirGustavo, tudo bom? Vc precisou de visto rpa viajar entre pequim e shangai de trem? Obrigado!
ResponderExcluirGui você precisa de visto para entrar na China, tem exceções agora, mas entre Xangai e Pequim não precisa visto ou autorização.
Excluir@GusBelli
Ola Gustavo, você sabe como faço pra chegar em Yiwu, vou chegar no aeroporto de Pu Do
ResponderExcluirng e quero ir de trem bala pra Yiwu
Não tenho como lhe responder.
ResponderExcluirIrmão, estou em Xangai e quero passar um dia em Pequim. Passar uma noite lá e voltar. Vale a pena?
ResponderExcluirEu curti Pequim, iria sim.
ExcluirVisita a cidade Proibida e algum Pudong, valera a pena.
@GusBelli
Bem completa sua reportagem
ResponderExcluirOlá Gustavo, estou indo para Xangai e queria passar uns dias em Pequim pra conhecer, o Trem faz o cominho contrario também?
ResponderExcluirE você tem alguma indicação de hotel bom pra passar alguns dias?
PS: Também viajarei com criança.
Oi André
ExcluirSim tem com certeza a rota reversa.
Infelizmente não tenho indicação de hotel, me hospedei na casa de meu irmão.
Sugiro as grandes redes.
@GusBelli
Gustavo, para o trem eles pedem o passaporte? So posso ficar 3 dias na china pois nao tenho visto, e como meu voo retorna de shangai oara o brasil, estou pensando em dar um pulo em pequim. Um abraco e obrigado Ricardo
ResponderExcluirOi Ricardo,
ExcluirNo embarque podem solicitar sim, mas a boa notícia é que podes permanecer até 6 dias sem visto na China, mudança recente.
https://exame.abril.com.br/mundo/china-permitira-entrada-sem-visto-por-menos-de-6-dias/
@GusBelli
Oi Gustavo. Vou a China em abril. O Congresso será em Xangai, mas gostaria de ir conhecer as Muralhas. Achas que eu poderia ir Brasil a Xangai, ir de trem a Pequim (passear 2 dias) e voltar a Xangai de trem e Brasil . Ou fazer Brasil a Pequim, ida de trem a Xangai e voltar por Xangai para o Brasil?
ResponderExcluirOi Mayde
ResponderExcluirComo seu tempo deverá ser curto, eu entraria por uma cidade e saíria pela outra, para não peder o tempo e dinheiro de duas viagens de trem.
Boa Viagem!
@GusBelli
onde comprar o passe de trem de xangai para pekin Gustavo?
ResponderExcluirProcure o site dos trens na China, como fui fazem 3 anos, acho bom ver algo atual.
ExcluirAchei este https://english.ctrip.com/trains/
Boa Viagem
@GusBelli
Muito legal seu relato... valeu a dica.
ResponderExcluirEstou indo para Pequim no final de setembro, só falo português, você conhece algum guia que fale português
ResponderExcluir